No dia 21 de março, celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma ocasião para aumentar a conscientização sobre essa condição genética e para promover a inclusão e os direitos das pessoas com Síndrome de Down em todo o mundo. Vale lembrar que a síndrome não deve ser associada a uma doença, pois é na verdade uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo 21 extra.
Em um movimento crescente de inclusão e diversidade, empresas, ongs e autarquias estão ampliando suas portas para a inserção no mercado de trabalho de pessoas com Síndrome de Down ou outras deficiências físicas e intelectuais; promovendo assim um ambiente de trabalho mais inclusivo e mais alinhado às modernas práticas de Governança, tanto na esfera pública, quanto na privada.
Nesse contexto, é relevante e essencial o papel desempenhado pela APAE São Luís na preparação e inserção desses indivíduos no mercado de trabalho, por meio do Serviço de Preparação, Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (SIAP), com excelentes resultados e o melhor, muitas vidas transformadas.
Antônio Trindade, um jovem de 34 anos com Síndrome de Down, é um exemplo inspirador do sucesso desse programa. Apaixonado por música, dança, teatro e cultura, Antônio encontrou na APAE São Luís não apenas um ambiente de aprendizado, mas também um caminho para sua realização profissional.
A mãe de Antônio, dona Maria Inez Alves, relata o orgulho que sente do filho, muito compromissado com o trabalho: "Antônio é alguém muito dedicado e disciplinado desde que começou na APAE de São Luís durante sua fase de escolarização. Ele tem seu horário certinho de ir dormir e levantar para ir trabalhar, cumpre sua jornada de trabalho e está sempre pronto no horário" conta a mãe que acompanha o filho, celebrando cada conquista dele.
Após participar dos cursos de preparação para o mercado de trabalho oferecidos pela APAE de São Luís por meio do SIAP, Antônio conseguiu um emprego na Prefeitura de São Luís como auxiliar administrativo e no atendimento ao público, desde 2023.
Christiane Diniz, gestora da APAE São Luís, destaca a importância da inclusão da pessoa com Síndrome de Down no mercado: "É fundamental oferecer oportunidades para esses indivíduos desenvolverem suas habilidades e alcançarem sua independência financeira, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva" declarou a gestora.
A Assistente Social Aparecida Leite ressalta a importância do SIAP:
"O Serviço de Preparação, Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho é essencial para garantir que esses jovens e adolescentes com algum tipo de deficiência tenham acesso a oportunidades de emprego e possam se tornar membros ativos e produtivos de nossa comunidade" lembrou ela.
Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a APAE São Luís reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência, destacando suas ações e serviços na área da Assistência Social, Educação e Saúde, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária
Comments