A subestação de energia elétrica da Equatorial Maranhão, localizada no bairro Vila Maranhão, em São Luís, teve seu muro grafitado pelo coletivo de artistas Rua & Raiz, por meio do projeto Arte e Energia. A iniciativa da empresa tem como objetivo principal conscientizar sobre segurança com energia elétrica por meio da arte urbana do graffiti. A ação foi iniciada no dia 30 de abril e concluída nesta segunda-feira (03). Essa foi a primeira, das subestações entregues este ano, a ter o graffiti registrado em seu muro.
A Equatorial Maranhão encontrou na arte uma forma de dar mais vida e cor às obras que foram concluídas recentemente, e a utiliza como estratégia para conscientizar a população acerca dos riscos com energia elétrica, como a prática de soltar pipas, poda de árvores próximas à rede de energia, o uso de eletrodomésticos, entre outros. Subestações de outras cidades também receberão a arte da grafitagem em seus muros nos próximos meses.
Além disso, a arte nas subestações é uma forma de valorizar artistas locais, a exemplo do coletivo de artistas Rua & Raiz, responsáveis pela grafitagem. Eles formam uma rede de cultura e comunicação, que visa conectar agentes culturais pautados nos princípios da economia criativa, do associativismo e do cooperativismo, praticando o respeito à diversidade, à pluralidade e às identidades culturais.
O grupo hoje soma mais de 100 membros, distribuídos na região metropolitana de São Luís, desenvolvendo atividades culturais tendo como principal linguagem a arte urbana, porém dialogando e recriando conceitos com a cultura local de cada região. Atualmente utilizam a diversidade cultural como uma ferramenta de aproximação a temas como educação, esporte, meio ambiente, empoderamento feminino e geração de emprego e renda.
O coordenador do coletivo Rua & Raiz, Billy Freire, comenta sobre o papel que a grafitagem desenvolve na sociedade a partir de temas sociais e culturais. “A arte urbana é uma forma democrática de produção e acesso cultural, por conta disso, dialogam diretamente com as pessoas que habitam e/ou circulam nas cidades. O graffiti é o grito no silêncio dos muros; é a expressão da arte e de temas relativos à sociedade, exposto em uma galeria aberta. O projeto Arte e Energia com a Equatorial, está sendo uma oportunidade para produzir, expressar, promover e trocar experiências, e isso muda as expectativas de todos.” Complementou Billy.
Para a Equatorial Maranhão, essa também é uma forma de apoiar o trabalho de jovens artistas da região, especialmente nesse período que estamos vivendo, em que diversas atividades deixaram de ser realizadas. Os muros das subestações tornam-se vitrines para o trabalho desses artistas, e ainda passam conhecimento à população. Esse trabalho gera perspectiva e oportunidades a outros jovens da comunidade por meio da arte. A Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, Jeane Pires, destaca a importância desse trabalho. “A arte fala por si só, ela representa muitas situações. E trazer um pouco mais de cor para os muros das subestações é uma prática que a distribuidora já faz há um tempo. Este ano retomamos a partir das novas obras que estão sendo entregues, e esperamos passar mensagens de segurança e cuidados com energia, mas também de alegria por meio da arte”, destacou Jeane.
Texto: Adriana Vieira
Via JP Turismo
Comments