A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo dos Direitos da Criança e do Adolescente (NDCA), levou a campanha de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes para o interior maranhense. O primeiro município a receber a equipe da Defensoria foi Barreirinhas, que está em uma das regiões mais visitadas do Estado e que recebe milhares de turistas todos os anos.
Liderada pelo defensor público titular do NDCA, Davi Veras, a equipe da DPE realizou, nos dias 25 e 26, reuniões de fortalecimento da rede local de proteção de crianças e adolescentes. “Estamos lançando mais uma etapa da campanha diante de um aumento assustador dos indicadores, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Nosso objetivo é discutir práticas para um enfrentamento à violência mais efetivo e fortalecer a rede para que trabalhe de forma coesa e empoderando essas crianças e esses adolescentes sem revitimizá-los”, afirmou o defensor público Davi Veras.
O polo dos Lençóis Maranhenses tem um grande índice de vulnerabilidade de meninos e meninas e, por isso, entrou na rota dos trabalhos de interiorização da campanha da Defensoria. As reuniões foram realizadas no Centro de Ensino Joaquim Soeiro e contaram com a participação de várias organizações, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Também participaram dos trabalhos o defensor público titular do Núcleo de Barreirinhas, Lucas Uchôa, a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Andréia Lauande, e técnicos da Defensoria. Na agenda, além da apresentação da campanha, foram realizadas rodas de conversa com conselheiros tutelares, com o Comitê de Violência e demais integrantes da rede da criança e do adolescente.
--
Assessoria de Comunicação
Comments