Pesquisa aponta aumento no número de matrículas no ensino superior
Ingressar em uma instituição de ensino superior em 2024 é a meta de 80% dos jovens, segundo levantamento realizado pelo centro de inteligência analítica criado pelo Instituto Semesp, divulgado em dezembro de 2023. Já uma pesquisa, também realizada pelo instituto entre os dias 01 e 17 de março de 2024, confirma que o ingresso de alunos nas instituições de ensino superior privadas voltou a subir, sendo 52,2% em cursos presenciais e 47,2% no EaD.
Com os brasileiros retomando os estudos, a dica para concluir uma formação universitária é o planejamento. Segundo o administrador e mestre em Gestão e Desenvolvimento, Jorge Pires, além da gestão financeira, é imprescindível organizar-se para a realização das atividades acadêmicas, conciliando os estudos com os demais compromissos diários.
“As diversas modalidades de ensino ofertadas podem ajudar a compor um orçamento financeiro familiar mais equilibrado para seguir firme na graduação escolhida. É possível desenvolver uma grade curricular híbrida, com um número de disciplinas que caibam no orçamento, mesmo que aumente um pouco o tempo para a conclusão da formação acadêmica. Há formações com muita flexibilidade de horários que também facilitam o planejamento do tempo investido. Apesar de sabermos que não há crescimento e desenvolvimento sem dedicação, é fundamental equilibrar as questões financeiras e de tempo para tornar este processo um pouco mais leve”, destaca o profissional, que é também professor da Estácio.
De acordo com Jorge Pires, as expectativas de retomada do crescimento da economia, e consequentemente do número de oportunidades de trabalho, têm levado muitos brasileiros a buscarem qualificação, e ele reforça que a formação universitária entrou definitivamente no radar profissional como um diferencial curricular na conquista das melhores vagas.
Para os candidatos que ainda não iniciaram os estudos, a boa notícia é que cerca de 30% das instituições de ensino superior oferecem desconto para pagamento das mensalidades no dia do vencimento para novos alunos. Além disso, iniciar a graduação no segundo semestre pode significar condições ainda mais atraentes para os futuros universitários. Nas Unidades da Estácio em São Luís, que integram a rede de uma das maiores instituições de ensino do país, a oferta de benefícios é válida para cursos disponíveis em cinco formatos de ensino (presencial, ao vivo, semipresencial, flex e digital) possibilitando que o universitário escolha a metodologia de ensino que melhor se adapte ao seu dia a dia.
Em geral, seja nas instituições públicas ou privadas, o ingresso no ensino superior pode ser realizado a partir da utilização da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou por meio de vestibular.
A importância dos programas de estágio e aprendiz
Atuante também como gerente de Recursos Humanos de uma multinacional, Jorge Pires ressalta a quem está iniciando uma trajetória na universidade, a importância da busca por programas de Aprendiz e de Estágio ofertados pelas empresas, o que pode potencializar as chances de seguir na mesma organização após a conclusão desses programas. Como professor da Estácio, o profissional destaca sua experiência com os alunos e os frutos gratificantes de pequenas ações voltadas ao incentivo aos estudantes.
“Como professor da Estácio há 21 anos, e gestor no segmento industrial automotivo há mais de 30 anos, sempre levo ao conhecimento dos alunos em sala de aula as oportunidades abertas na região em que atuo. Procuro a cada início de semestre fazer uma lista das empresas e sites para cadastro e envio de currículo, invisto um tempo em sala de aula em dar dicas importantes na montagem curricular, reforço a importância de uso do Linkedln e apresento os diferenciais na postura para as entrevistas. O resultado sempre é muito positivo e a cada semestre temos alunos integrados nos programas de Aprendizes e Estágios em importantes empresas. Além disso, indico e recomendo os currículos dos alunos para a minha rede de conexões e isto ajuda no processo de acesso ao mercado de trabalho. E o fruto disso são alunos que se tornam mais dedicados e participativos e que aumentam a frequência nas aulas, que gradativamente se tornam muito mais práticas e dinâmicas na construção de jovens e promissores talentos profissionais”, cita o professor da Estácio.
Preparação além da graduação
Além das dicas dos docentes, os universitários contam ainda com uma plataforma de estágios e empregos com milhares de oportunidades. Além disso, para estarem melhor preparados aos desafios futuros, os estudantes podem desenvolver suas habilidades socioemocionais por meio de um programa especialmente desenvolvido para complementar a jornada acadêmica. As oportunidades também incluem um amplo programa de intercâmbio, que conta com mais de 20 convênios estabelecidos, e um projeto de capacitação em línguas estrangeiras como inglês, espanhol e francês.
Comments