top of page

Grupo de pesquisa NUPPI promove diálogo sobre o arquivo do fotógrafo Mobi

O evento "Mobi: um olhar sobre o acervo” reunirá profissionais para dialogar sobre o trabalho e importância do olhar do fotógrafo para o imaginário da cidade de São Luís



Na quarta-feira, dia 31, acontecerá o evento "Mobi: um olhar sobre o acervo", às 18h, no Centro Cultural Vale Maranhão - CCVM. A conversa aberta reunirá os profissionais Carlos Eduardo Cordeiro e Adson Carvalho, com mediação da professora Jane Maciel, para um compartilhamento da experiência de trabalho com o arquivo do fotógrafo Mobi, sob a guarda do IFMA desde 2011. Durante a conversa serão abordados os processos de conservação, limpeza, restauração das imagens e a importância do olhar fotográfico de Mobi para o imaginário da cidade de São Luís.


O evento foi idealizado a partir da exposição “Renunciar/Mobi”, com curadoria de Gabriel Gutierrez, em cartaz no CCVM até 3 de junho. A mostra traz um conjunto de 300 imagens do fotógrafo maranhense, retratando o cotidiano da cidade de São Luís, dos anos 70 aos anos 2000. Seu acervo, com cerca de 5 mil fotografias, é um repositório de memórias sociais e culturais ludovicenses, com ênfase no cotidiano popular.


“O que percebo latente na obra de Mobi é o foco periférico, o mundo pedestre, uma certa nervura do real, que revela uma estética não convencional da fotografia maranhense. Renunciar, título da exposição, mostra uma atitude fotográfica de peito aberto, uma ânima que é busca e dilaceramento, encontro e desencontros, busca frenética da felicidade em um mundo que teima ser caótico, underground”, afirma Carlos Eduardo Cordeiro.


Para a mediadora do diálogo, Jane Maciel, este evento é uma importante forma de conhecer a visão artística e fotodocumental de Mobi e os processos de conservação das imagens como forma de manutenção de uma parte da história visual de São Luís. “Passear nosso olhar pela exposição Renunciar / Mobi é adentrar por caminhos instigantes e inusitados de nossa cidade, nosso povo. Acessar memórias de transformação do espaço público, acontecimentos políticos marcantes e detalhes de gestos e práticas culturais que acionam nosso reconhecimento como maranhenses”.


O evento é uma produção do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), grupo de pesquisadores/as atuantes nas áreas do ensino acadêmico, projetos de pesquisa e produção em imagem, mídia e arte, em correalização com o CCVM. A conversa é gratuita, sendo necessária a inscrição prévia pelo link: https://doity.com.br/acervomobi.


Quem foi Mobi?

Luiz Gonzaga Araújo Frazão, o Mobi, foi um fotógrafo maranhense nascido em São Luís Gonzaga, em 1953. Mobi teve um importante papel na documentação da cidade através de um olhar artístico do cotidiano marginalizado e popular ludovicense. Iniciou sua carreira em 1978, realizando sua primeira exposição individual, Facetas da Ilha, quatro anos depois. Em sua carreira, atuou em coberturas jornalísticas, esteve à frente da diretoria de promoção da Associação Profissional dos Fotógrafos do Estado do Maranhão, lecionou como professor de fotografia e fundou o Moversarte - Movimento Ecológico Regional de Saúde com Arte, projeto responsável por iniciativas sociais, ambientais e culturais voltadas aos moradores de São José dos Índios, em São José de Ribamar, onde trabalhou até seu falecimento, em 2007.


Sobre os convidados:

Carlos Eduardo Cordeiro é técnico em conservação e restauro de objetos fotográficos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/CCH). Carlos é bacharel em fotografia pelo Senac-SP e pesquisador do NUPPI. Já foi conservador da Casa Civil do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, além de ter trabalhado no Ateliê Oriente (SP).


Adson Carvalho é fotógrafo, laboratorista e conservador de objetos fotográficos. Possui licenciatura em Artes Visuais (IFMA), é especialista em Arte, Mídia e Educação (IFMA), bacharel em Ciências Sociais (UFMA) e mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc-UFMA). Além disso, é pesquisador do NUPPI e do Laboratório de Estudos em Antropologia Política (LEAP – UFMA). Atualmente, trabalha em projetos aplicados e acadêmicos na área de produção de processos alternativos e conservação em fotografia.

A mediação será de Jane Maciel, professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Jane é doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFMA. Atualmente é uma das pesquisadoras do NUPPI.


Serviço - Conversa aberta "Mobi: um olhar sobre o acervo”

O que é: evento reunirá profissionais para um compartilhamento da experiência de trabalho com o arquivo do fotógrafo Mobi, abordando os processos de conservação, limpeza, restauração das imagens e a importância do olhar fotográfico de Mobi para o imaginário da cidade de São Luís.


Quando: quarta-feira, 31 de maio, às 18h.

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão - CCVM. Rua Direita, 149 - Centro, São Luís - MA, 65010-160

Quem promove: Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), em parceria com o Centro Cultural Vale do Maranhão.

Inscrições e mais informações: pelo link: https://doity.com.br/acervomobi. @coletivonuppi no Instagram. Nuppi@ufma.br via e-mail.

Commentaires


bottom of page