Bloco formado por pessoas com deficiência se apresenta no Grupo A na Passarela do Samba no domingo (19.02)
A APAE de São Luís há 52 anos vem trabalhando de forma incansável em prol da inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. A entidade, atualmente presidida por Arionildes Silva e Silva, desenvolve atividades nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, arte e cultura, dentre as quais destaca-se o Bloco Tradicional da APAE de São Luís. Fundado em 1996, o grupo estreou na Passarela do Samba do Carnaval de São Luís no ano de 1997, quando foi aclamado como grande revelação.
O Bloco Tradicional da APAE de São Luís já faz parte da programação oficial do carnaval de capital maranhense; e atualmente é formado por 72 jovens, adolescentes e adultos matriculados na Escola Eney Santana, e assistidos da comunidade; acompanhados por percussionistas e músicos de instrumentos como violão, banja, cavaquinho, compositores e cantores. A existência e resistência desse grupo cultural mostra a importância da inclusão social da pessoa com deficiência, tendo a cultura maranhense como ferramenta de aproximação social.
O Bloco recebe de sua mantenedora, a APAE de São Luís, total apoio no enfretamento cotidiano em prol da desconstrução de barreiras que impendem a plena inclusão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla.
Ao longo dos anos, vale ressaltar a participação do Bloco Tradicional da APAE de São Luís com desfiles elogiados e emocionantes, não somente a Passarela do Samba, mas também nos Circuitos da Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Deodoro/Cajazeiras, Vila Gracinha/Praça da Saudade, Viva Cidade Operária e Viva Fé em Deus.
Por sua excelente performance, no ano de 2000 o Bloco Tradicional da APAE de São Luís foi agraciado com o recebimento do Troféu Imprensa na categoria de melhor fantasia do carnaval daquele ano. O brilhantismo e animação do grupo Apaeano também já encantou plateias de outras cidades, como Campo Grande (MS), durante a abertura das Olimpíadas Especiais das APAES no ano de 2002.
Em 2020, o Bloco Apaeano prestou uma homenagem ao Sr. José Ribamar Moraes, Coordenador Geral dos Eventos da FUCAM, com Samba enredo “Estrela que brilha nunca se desfaz”. O Samba retratava o carnaval de rua da capital maranhense, uma das paixões do homenageado. Ainda em 2020, o Bloco Tradicional da APAE de São Luís recebeu da Secretária Municipal de Cultura da Prefeitura de São Luís (SECULT) o troféu de Menção Honrosa, pela participação no carnaval de passarela de 2020, onde completou 25 anos.
Devido a Pandemia da Covid-19 em 2021, o Bloco Tradicional da APAE de São Luís participou das festividades carnavalescas ludovicenses em um formato diferente. Através do Edital Aldir Blanc realizou a gravação de uma apresentação pelo Youtube e redes sociais da instituição; tendo como locação o Auditório da Faculdade Santa Terezinha – CEST e seguindo todas as exigências sanitárias do período. Ainda no mesmo ano, após o avanço da vacinação e com a baixa no número de casos da Covid-19, o Bloco participou do 13º Encontro de Blocos Tradicionais no bairro do Diamante em São Luís, a convite do Bloco Tradicional Vinagreira Show.
Em 2022 com a alta dos casos da Covid-19 o Bloco Tradicional da APAE de São Luís, atendendo as regras sanitárias Estaduais e Municipais vigentes no período, não realizou atividades festivas carnavalescas. Mas agora voltou à folia com muito gás, para fazer bonito nas suas apresentações desse Carnaval 2023.
O Bloco da Inclusão já participou do cortejo de abertura do Carnaval da Ilha, desfilando nas ruas do Centro Histórico de São Luís; e voltou a se apresentar no último domingo (12.02), no circuito do Pré-Carnaval da Madre Deus, quando dez o lançamento do samba enredo desse ano, o samba “APAExonado Eu Sou, a Escola Eney Santana é Meu Cantinho de Amor”. O grupo é comandado pelo Professor Maneco, que é Diretor de Patrimônio do Bloco Tradicional da APAE de São Luís e promete fazer bonito novamente, nesse domingo de carnaval (19.02), quando desfilar na Passarela do Samba, na abertura dos desfiles pelo Grupo A.
Comments