Exposição com fotos de São Luís e Portugal está aberta ao público na FastFrame até o fim de outubro
Ao completar 28 anos de carreira na fotografia o designer e fotógrafo Meireles Jr. celebrou a sua arte com o lançamento de seu décimo livro, dessa vez tendo como tema as joias da arquitetura civil portuguesa, também conhecida como arquitetura pombalina. A obra foi viabilizada graças ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O livro bilíngue (inglês e português) “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão” é também um presente de Meireles Jr. nos 411 anos da capital maranhense, cidade retratada ao lado das portuguesas Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima. E está à venda na livraria AMEI no São Luís Shopping, no estúdio do fotógrafo, e também, na sede da FastFrame no Renascença, local em que também está aberta ao público a mostra de quadros com fotos da obra.
Para quem ainda não foi conferir essa exposição, fica a dica de que está simplesmente imperdível, com apurado senso estético e revelando todos os detalhes do que constituiu a chamada “arquitetura pombalina”. Através de quadros de todos os tamanhos, a exposição traz lindos registros da cena colonial das cidades fotografadas, incluindo São Luís.
O livro e a mostra de fotos de Meireles Jr. ajudam a explicar a arte da arquitetura pombalina, estilo arquitetônico que surgiu em Portugal após o terremoto de 1755 que devastou Lisboa, quando o Marques de Pombal (daí o nome) à frente do governo da época, empreendeu esforços para a reconstrução da cidade e implementação de uma série de reformas urbanas que mudaram a cara da capital portuguesa. É um estilo que combina elementos do barroco, do rococó e do neoclássico, criando uma linguagem visual única.
“Voltamos a Portugal para conhecer o passado e refletir sobre o futuro. Esse décimo livro tem um significado muito especial para mim e sou muito grato aos patrocinadores, Potiguar e Governo do Maranhão, que viabilizaram esse projeto. É revestido de um sentimento de realizar e apresentar para as futuras gerações a história do processo construtivo dos nossos casarões e suas origem em Portugal; e os fatos que nos revelam o porquê da capital maranhense ser reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. Como legado dessa obra, que fique o apelo à conservação dessa riqueza única que é o Centro Histórico de São Luís” conclama o fotógrafo Meireles Jr.
A exposição de fotos tem entrada gratuita na FastFrame de segunda à sábado, até o final de outubro. Além do livro, todos os quadros da mostra estão à venda e são uma bela opção de presente de Natal ou de aniversário para aqueles que amam São Luís e Portugal.
MOSTRA DE FOTOS “JOIAS DA ARQUITETURA CIVIL PORTUGUESA” DE MEIRELES JR.
ONDE: Loja Fast Frame – Av. Cel. Colares Moreira – Renascença II
ABERTA AO PÚBLICO ATÉ 31.10.2023
Comments