O Centro Cultural Vale Maranhão realizará, de forma virtual e presencial, a mostra “Eu não ando só - Mostra Joel Zito Araújo e convidados”, como parte da programação dos “Diálogos sobre educação, arte e cultura”, evento promovido pelos núcleos educativos dos museus e centros culturais do Instituto Cultural Vale durante o mês de novembro. A mostra identifica percursos que operam na transformação da imagem do negro no cinema, afirmando presenças e questões de grande importância na construção de novas perspectivas sobre o tema.
Como convidado especial e curador da mostra, o cineasta Joel Zito Araújo apresenta cinco filmes de sua carreira, além de ter selecionado obras importantes dos artistas Zózimo Bulbul, Gabriel Martins e Chica Santos. “A mostra tem a intenção de dar um painel que atravessa questões de gênero, de raça, de sexualidade de diferentes gerações, e amplia a consciência do que é o cinema negro no Brasil hoje. São produções comprometidas com a formação do pensamento crítico, atuando na decolonização do imaginário sobre o negro no país”, afirma Joel.
As exibições acontecerão às sextas-feiras do mês de novembro, pelo canal do Youtube do CCVM (www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao), e presencialmente, no pátio do espaço, às 19h.
Conheça a programação:
05/11 - "Alma no Olho", de Zózimo Bulbul; e "Meu Amigo Fela", de Joel Zito Araújo;
12/11 - "Nada", de Gabriel Martins; e "A Negação do Brasil", de Joel Zito Araújo;
19/11 - "Estamos todos aqui", de Chica Santos; e "Raça", de Joel Zito Araújo;
26/11 - "O início do fim" e "As filhas do vento", de Joel Zito Araújo
Comments