Especialistas dão dicas de como manter o corpo hidratado em dias mais quentes
As altas temperaturas que atingem a grande ilha de São Luís vêm tirando o sossego dos maranhenses. Nos últimos dias, a temperatura alcançou os 38º graus na capital, com sensação térmica bem maior. Segundo os meteorologistas, tanto calor e tempo seco são consequências do fenômeno conhecido como 'veranico' causado pela alta incidência de radiação solar.
Com tanto calor, o corpo humano sente as consequências e a atenção com a hidratação precisa ser redobrada. “Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo”, explica a médica clínica geral do Sistema Hapvida, Aparecida Quintanilha. A especialista destaca que a temperatura média do corpo é de 36.5 graus e, toda vez que o calor no ambiente fica próximo disso ou acima, há sofrimento. Se a temperatura estiver muito alta, determinadas células podem morrer, enquanto as proteínas começam a ser modificadas.
E se seu humor nos últimos dias não tem sido dos melhores, a causa pode estar relacionada ao calor. Isso porque ele interfere no nível de excitação. “Ele pode mudar o humor, deixa as pessoas mais irritadas e também atrapalha o sono, já que em dias quentes o organismo fica agitado, a frequência cardíaca não diminui, as células não descansam e fica mais difícil conseguir dormir”, alerta a médica.
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor se mantém em aproximadamente dois litros diários para adultos.
Corpo hidratado!
A saída para diminuir o sofrimento com tanto calor é se manter hidratado, beber muita água e aderir alguns alimentos. A nutricionista e professora do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Carvalho, dá algumas dicas de frutas e legumes que ajudam nesse processo. “A melancia, por exemplo, apresenta em torno de 92% de água em sua composição, com apenas 31 calorias. Além de ajudar na hidratação, a fruta também fornece vitaminas do complexo B, vitamina C e betacaroteno”, detalha.
Já o morango possui aproximadamente 90% de água e é rico em nutrientes e fitoativos como o ácido elágico, importante antioxidante, e a fisetina, um polifenol que ajuda na memória. “Entre os legumes podemos encontrar a abobrinha e o pepino; aqueles que mais possuem água”, indica.
A nutricionista recomenda ainda a água de coco como uma excelente opção. “Com alto teor hídrico, a água de coco é rica em sais minerais e tem funções que vão além da água mineral. Ela serve como um importante repositor hidroeletrolítico (sódio e potássio), capaz de ajudar na manutenção celular e reforçar a hidratação corporal”, sugere.
Comments